Seminário “Psicanálise, clínica e cultura: a psicanálise diante da desconstrução no cotidiano IV”

Seminário 2016 [Cartaz]

Data: 02/04/2016 às 10h.

Local: Auditório do Harmony 2 (Trade Center). Rua Dr. José Afonso de Melo, 118 – Jatiúca – Maceió-AL.

Palestrante: Prof. Dr. Charles Elias Lang

O século XX experimentou uma desconstrução sem precedentes dos valores e das figuras tradicionais de autoridade. O tipo ideal (Weber) deste processo é o maio de 68, saudado por muitos como o momento planetário em que se consolida a desconstrução do patriarcado. Tipo ideal lamentado por outros tantos como o golpe final nas utopias republicanas ou socialistas. Um consenso está construído deste então: órfã, nossa época foi entregue à globalização liberal e ao hiper-consumismo.

Neste seminário analisamos a ética da desconstrução, à luz das grandes visões morais da Filosofia Ocidental. Estas visões morais nos ajudam a pensar em que a Filosofia e a Psicanálise se aproximam e em que ambas se opõe ao “triunfo da religião” (Lacan).

O objetivo é o de desenvolvermos um instrumental que nos permita pensar o que tem sido e o que pode ser uma clínica face à lógica da inovação nas sociedades pós 68, em uma metodologia de trabalho que aproxima caso clínico e produções culturais contemporâneas.

Sobre o palestrante: Doutor em Psicologia Clínica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP, 2002). Mestre em Filosofia Contemporânea pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS, Porto Alegre, RS, 1996). Professor permanente no Programa de Mestrado em Psicologia da Universidade Federal de Alagoas (IP/UFAL, Maceió, AL). Pesquisador e Supervisor em Psicologia Clínica no Curso de Graduação em Psicologia da UFAL. Psicanalista membro da Associação Psicanalítica de Porto Alegre (APPOA).

Inscrições: no local.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>