Palestra: Infância Vulnerável

jerusalinsky-2016_2-cartaz

Data: 20/10/16 às 19h30

Local: Auditório do Harmony Trade Center – Jatiúca – Maceió-AL

Público-alvo: interessados no tema

Palestrante: Alfredo Jerusalinsky

Estamos acostumados a considerar o risco evolutivo na infância sempre associado aos transtornos neurológicos, genéticos, metabólicos ou tóxicos. Nos últimos 50 anos tem tomado nossas preocupações também os riscos de ordem psicológico e psíquico: problemas de aprendizagem, transtornos emocionais, psicoses e autismos (colocamos esses últimos a parte por tratar-se de condições psicopatológicas de causas variáveis e complexas ainda objeto de pesquisa). Mas, de forma extraordinariamente recente tem se produzido transformações nos laços sociais que vieram a deteriorar severamente as representações simbólicas reguladoras dos intercâmbios e relações entre pessoas e nações. Migrações forçadas e multiplicação dos refugiados (65 milhões em 2015, entre os quais 13 milhões de crianças, segundo a ONU), invasões tecnológicas em culturas primárias, enfraquecimento dos laços de parentesco e encolhimento da extensão da família, aumento vertiginoso dos lares mono-parentais, encolhimento dos espaços seguros para as crianças, expansão dos tempos de ocupação dos pais, no seu conjunto tem provocado um intenso deterioro dos cuidados primários e, consequentemente, das condições de transmissão cultural imprescindível à formação de um sujeito. A infância, de tal modo capturada nessa teia real, fica em condições de vulnerabilidade no que tange a sua estruturação psíquica muito além do território demarcado pelas afecções orgânicas ou as classicamente consideradas na avaliação dos riscos para o desenvolvimento. A Psicanálise precisa oferecer o que sua experiência clínica tem lhe ensinado no que se refere às interseções patogênicas entre o individual e o coletivo para, junto à antropologia, à demografia, à sociologia, a pedagogia e a medicina, estabelecer conceitos e ações orientadoras de uma intervenção pública nesse viés de alto risco para a saúde infantil.

Sobre o Conferencista

Dr. Alfredo Nestor Jerusalinsky – Psicólogo. Psicanalista. Doutor em Psicologia Clínica pela PUC/SP. Membro da Associação Psicanalítica de Porto Alegre (APPOA). Membro da Associação Freudiana Internacional. Membro da Direção do Centro Lydia Coriat de Porto Alegre/RS e Buenos Aires/ARG. Professor do Centro de Estudos Paulo Cesar D’Avila Brandão. Presidente da Fundação para o Estudo dos Problemas da Infância. Professor de Pós-graduação da Unisinos e USP.

Comissão Organizadora:

Ana Sílvia Lang (CRP 15/2399)

Hélida Xavier (CRP 15/2973)

Luciana Carla Lopes de Andrade (CRP 15/3002)

Merylaura Porto da Silva (CRP 15/3045)

Raquel de Lima (CRP 15/3195)

Inscrições: mediante depósito e envio do comprovante para o email studiodepsicanalise@gmail.com . Confirmação da inscrição será por email, em até três dias úteis após o envio do comprovante. No local, se houver vagas.

Dados para depósito:

Banco do Brasil
Ag. 3186-0
Conta Poupança 30.027-6
Variação 51
Nome Merylaura Porto da Silva

2 ideias sobre “Palestra: Infância Vulnerável

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>