A importância do desenho infantil para os educadores e a sua função para as crianças

Silvia Molina 2016 [Cartaz]

Data: 23/05/16.

Local: Auditório do Harmony Trade Center – Jatiúca – Maceió-AL.

Carga horária: 3 horas.

Público-alvo: interessados no tema.

Palestrante: Silvia Eugenia Molina.

O trabalho psíquico da pequena criança será o de gestar uma posição subjetiva desde a qual possa se expressar. Esta posição precisa ser constituída no laço parental, familiar e com os outros adultos cuidadores. E será, justamente, a substituição destes cuidadores no cuidado de si que facilitarão a constituição da palavra no corpo, desde que podemos dizer, metaforicamente, que o primeiro dicionário é escrito no corpo. Deste processo emerge a produção imaginária da infância, sendo o desenho uma expressão dela.

Sobre a palestrante:  Psicóloga; Psicanalista; Especialista em Psicologia e Clínica; Professora do Centro de Estudos Paulo Cesar D’Avila Brandão, do Centro Lydia Coriat de Porto Alegre; Membro da equipe de direção do Centro Lydia Coriat de Porto Alegre; Membro da Associação Psicanalítica de Porto Alegre (APPOA).

Referências sugeridas: 

 – MOLINA, Silvia Eugenia. De onde surge o brincar e o desenhar? In: Revista da Associação Psicanalítica de Porto Alegre – O Infantil na Psicanálise. Porto Alegre: APPOA, 1990, pg. 43.

​- MOLINA, Silvia Eugenia. A pequena criança da Psicopedagogia Inicial. In: Escritos da Criança Nº 5. Porto Alegre: Centro Lydia Coriat, 1998.

- MOLINA, Silvia Eugenia. Estruturar para não marginalizar. In: RODRIGUES, Fátima; GURSKI, Roselene (Orgs.). Educação e Função Paterna. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2008.

Comissão organizadora:

Ana Sílvia Lang (CRP 15/2399)

Hélida Xavier (CRP 15/2973)

Luciana Carla Lopes de Andrade (CRP 15/3002)

Merylaura Porto da Silva (CRP 15/3045)

Raquel de Lima (CRP 15/3195)

Inscrições: mediante depósito e envio do comprovante para o email studiodepsicanalise@gmail.com . Confirmação da inscrição será por email, em até três dias úteis após o envio do comprovante. No local, se houver vagas.

Dados para depósito:

Banco do Brasil
Ag. 3186-0
Conta Poupança 30.027-6
Variação 51
Nome Merylaura Porto da Silva

 

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>