Arquivado


Grupo de estudo do Studio de Psicanálise (2018)

Data: EVENTO ENCERRADO


EVENTO ENCERRADO

Leitura e discussão dos capítulos iniciais do livro Intoxicações Eletrônicas: o sujeito na era das relações virtuais, organizado por Julieta Jerusalinsky e Angela Baptista.

Julieta Jerusalinsky é psicanalista, especialista em Estimulação Precoce, membro do Centro Lydia Coriat e da Associação Psicanalítica de Porto Alegre (APPOA), mestre e doutora em Psicologia Clínica pela PUC-SP. É professora de pós-graduação nos cursos de especialização em Estimulação Precoce e em Problemas do Desenvolvimento Infantil desenvolvidos pelo Centro Lydia Coriat de Porto Alegre em parceria com diferentes faculdades do Brasil. É professora de pós-graduação no curso de Teoria Psicanalítica da Cogeae PUC-SP. Suas pesquisas, vinculadas ao Laboratório de Psicopatologia Fundamental da Universidade, têm ênfase na intervenção com a primeira infância, a maternidade e os primórdios da constituição psíquica. É autora dos livros Enquanto o futuro não vem: a psicanálise na clínica interdisciplinar com bebês (Ágalma, 2002) e A criação da criança – Brincar, gozo e fala entre a mãe e o bebê (Ágalma, 2011).

Angela Baptista é psicóloga formada pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) em 1984. Especialista em diagnóstico e Tratamento dos Transtornos do Desenvolvimento na Criança e Adolescente (Centro Lydia Coriat de Porto Alegre, curso ministrado em Salvador-Bahia em 1998/2000). Psicanalista, com extensa prática clínica, especialmente com crianças e adolescentes. Exerceu atividade de atendimento clínico e de supervisão, nos Hospitais Professor Edgard Santos e Juliano Moreira. Cofundadora da Editora Ágalma em 1991, na qual é Diretora da Coleção Psicanálise da Criança desde então; atualmente, é codiretora, juntamente com Julieta Jerusalinsky. Autora de diversos artigos em revistas especializadas. Avaliadora da Pesquisa Multicêntrica de Indicadores de Risco para o Desenvolvimento Infantil, parceria entre USP e Ministério da Saúde, que culminou com a elaboração do Protocolo IRDI, obrigatório nos Serviços de Saúde do País. Cantora e compositora bissexta, dedica-se ao estudo do Canto Popular com a professora Mylane Mutti.

Encontros mensais, aos sábados.

Próximo encontro: 26/05/18, das 10h às 12h.

Leitura dos capítulos:

Cap. 1 – Que rede nos sustenta no balanço da web? – o sujeito na era das relações virtuais.

Cap. 2 – As crianças entre os laços familiares e as janelas virtuais.

Coordenação: Juliana Nunes e Rosanny Cavalcante.

Valor: R$10,00 por encontro.

Local: Auditório do Harmony Trade Center
Rua Dr. José Afonso de Melo, 118 –
Jatiúca – Maceió-AL.