Data: EVENTO ENCERRADO
EVENTO ENCERRADO
Data: 23/05/16.
Local: Auditório do Harmony Trade Center – Jatiúca – Maceió-AL.
Carga horária: 3 horas.
Público-alvo: interessados no tema.
Palestrante: Silvia Eugenia Molina.
O trabalho psíquico da pequena criança será o de gestar uma posição subjetiva desde a qual possa se expressar. Esta posição precisa ser constituída no laço parental, familiar e com os outros adultos cuidadores. E será, justamente, a substituição destes cuidadores no cuidado de si que facilitarão a constituição da palavra no corpo, desde que podemos dizer, metaforicamente, que o primeiro dicionário é escrito no corpo. Deste processo emerge a produção imaginária da infância, sendo o desenho uma expressão dela.
Sobre a palestrante: Psicóloga; Psicanalista; Especialista em Psicologia e Clínica; Professora do Centro de Estudos Paulo Cesar D’Avila Brandão, do Centro Lydia Coriat de Porto Alegre; Membro da equipe de direção do Centro Lydia Coriat de Porto Alegre; Membro da Associação Psicanalítica de Porto Alegre (APPOA).
Referências sugeridas:
– MOLINA, Silvia Eugenia. De onde surge o brincar e o desenhar? In: Revista da Associação Psicanalítica de Porto Alegre – O Infantil na Psicanálise. Porto Alegre: APPOA, 1990, pg. 43.
- MOLINA, Silvia Eugenia. A pequena criança da Psicopedagogia Inicial. In: Escritos da Criança Nº 5. Porto Alegre: Centro Lydia Coriat, 1998.
– MOLINA, Silvia Eugenia. Estruturar para não marginalizar. In: RODRIGUES, Fátima; GURSKI, Roselene (Orgs.). Educação e Função Paterna. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2008.
Comissão organizadora:
Ana Sílvia Lang (CRP 15/2399)
Hélida Xavier (CRP 15/2973)
Luciana Carla Lopes de Andrade (CRP 15/3002)
Merylaura Porto da Silva (CRP 15/3045)
Raquel de Lima (CRP 15/3195)